segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Bloqueios de Criatividade

Todos nós que trabalhamos ou que temos hobbies que envolvem criatividade é muito fácil passarmos por fases de bloqueios criativos. Eu neste momento, infelizmente, estou a passar por uma dessas fases. Mas eu vou vos dar algumas dicas para ultrapassar esses bloqueios, porque é sempre bom ajudar o próximo.


- Sair da zona de conforto.
É normal com a nossa vida agitada e nem sempre com muito tempo acabarmos por fazer as mesmas coisas, termos sempre os meus hábitos e tentamos ao máximo ter os mesmos horários. Mas saia dessa rotina de vez enquanto, pois, esta acabar por não trazer nada de novo as nossas vida e com ela a criatividade também fica pelo caminho.

- Descubrir novos locais ou siga caminhos diferentes.
Nem sempre é possível viagem por motivos financeiros ou por falta de tempo mas não precisas de ir para longe, basta ires um dia ou uma manhã/tarde a cidade/vila/aldeia próxima da zona onde vives que ainda não conheças. Quando fores para o teu local de trabalho, as compras ou outro sítio que costumas frequentar, mesmo que for de carro experimenta ir por um caminho novo.

- Faz desporto ou exercício físico de baixo esforço físico.
Fazer desporto não só alivia o stress, a ansiedade e também faz muito bem ao corpo e a mente como pode ajudar a ter novas ideias. Senão gostas de desporto, não podes fazer por motivos de saúde ou por outro motivo faz exercício físico de baixo esforço que isso parecendo que não já vai melhorar. 

- Conviver.
Não é bom conversarmos com aquele amigo especial, desabafar com a nossa mãe, passar uma tarde no shopping/futebol com a/o prima/o ou mesmo conhecer novas pessoas? Conviver e conhecer novas pessoas traz nos novas ideias e estabelidade emocional.

- Ler um novo livro, ver uma nova série ou filme.
Quando se esta com um bloqueio e ficamos stressados por isso, nada melhor que ler um livro, ver uma série ou filme para nós distrairmos e talvez termos novas ideias criativas.

- Aprendar algo novo.
Nada melhor do que aprender algo novo para ter novas ideais. Aprenda algo que realmente queiras aprender e que não saibas ou queiras aprofundar. Como por exemplo uma lingua, artesanato ou alguma arte como fotografia. Algo que aprendeste é óptimo para te inspirar para novas ideias.

Gostaram das dicas, ovelhas? Utilizam alguma delas quando estão com bloqueios de criatividade? Utilizam outras? Se sim, quais?
Não se esqueçam de seguir o blog nem de as redes sociais. Beijo bom.

31 comentários:

  1. Amei todas as dicas! Tive problemas de bloqueio seríssimos a um tempo atrás e tive que sair aprendendo coisas novas, ou então meu blog acabaria kkk

    Seguindo vc ❥
    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Eu neste momento estou a passar por uma. Questiono-me como é que ainda não falhei nenhum post. Beijo bom.

      Eliminar
  2. Tenho isso sempre, quando to longe do notebook me surgem várias ideias, mas se não anotar na hora esqueço tudo! Gosto muito de olhar outro blogs, olhar as redes sociais tbm ajuda muito. Beijos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou assim, se eu não anotar logo eu esqueço-me. Ver outros blogs e navegar nas redes sociais também é bom mas isso já eu faço mesmo com bloqueio de criatividade. Beijo bom.

      Eliminar
  3. Olá, Catarina!
    Ótimas dicas que você deu em seu post. :) Normalmente tenho o hábito de deixar a ideia dentro da minha cabeça, não costumo anotar nem nada e olha que é bem difícil eu esquecer. Nas fases de bloqueio, procuro ler aos blogs que mais me identifico como também ouvir uma boa música. Essas duas coisas sempre me ajudaram muito!
    Beijos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Eu costumo anotar a ideias que tenho, pois, eu esqueço-me facilmente. Ler outros blogs já faço sem ter bloqueios de criatividade. A música é sempre boa para qualquer altura. Beijo bom.

      Eliminar
  4. Nossa, adorei as dicas. Eu mesmo, às vezes, em muitas áreas da vida, até mesmo no blog, fico com bloqueio criativo e às vezes não sai nada rsrsrs obrigada! Bjo!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Eu fico algumas mas o meu maior problema é a preguiça mesmo. 😂 Beijo bom.

      Eliminar
  5. São ótimas dicas, adorei!! Já tive alguns bloqueios de criatividade....Atrapalha muito,vou usar essas dicas aii...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Acho que todos nós já tivemos, pelo menos os que têm que trabalhar ou tem hobbies que requer criatividade. Beijo bom.

      Eliminar
  6. No momento to passando por isso, como passei um tempo longe da blogosfera pra estudar, to bem sem falta de criatividade mas quando to assim vou atrás de ler alguma coisa ou assistir, e o que vier de ideias eu vou anotando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei o que isso é, eu neste momento estou a passar por uma também. É muita coisa ao mesmo tempo e a desligar a ficha de outras coisas que já passaram. Beijo bom.

      Eliminar
  7. Já passei por alguns bloqueios terríveis, e nunca soube muito bem o que fazer - só esperava passar! Da próxima vez, vou usar algumas de suas dicas (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou a passar por neste momento mas não quero nem vou deixa-lo que afecte os meus posts fixos no blog. Já deixei o blog de lado durante muito tempo para deixar o bloqueio de criatividade deitar a baixo. Tenta fazer algumas das minhas dicas, a mim funciona. Beijo bom.

      Eliminar
  8. O bloqueio criativo é bem complicado. A gente fica meio sem saber o que fazer com as inspirações que surgem. Sair da zona de conforto é uma das estratégias que mais me ajudam nesses momentos. Descobrimos coisas novas e aprendemos a lidar com as sensações que nos rodeiam, o que é maravilhoso. Ler e ouvir música também ajuda muito, afinal, a nossa mente se abre para novas experiências, novas vivências ♥ Adorei o post, super útil para quando não sabemos o que fazer ou como fugir desse sentimento rs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. É realmente algo bastante complicado para todos que trabalham com criatividade. É verdade, a nossa mente precisa viver novas experiências e também temos que aprender a gerir os nossos sentimentos. Beijo bom.

      Eliminar
  9. Sim, o interessante é que a maioria das bloqueios vem depois de se acabar de criar um ótimo post ou aquele post esperado, é interessante, os bloqueios são importantes, é bom que eles existam, fazem o nosso esforço e a nossa criatividade ganharem mais valor. MINHA Opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por norma, temos bloqueios criativos quando focamos muito em algo em que tenhamos que usar muito a criatividade ou quando estamos muito cansados. Mas temos que aprender a lidar com isso e conseguirmos dar a volta por cima. Beijo bom.

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. apaguei o comentário anterior porque tinha escrito errado...sorry
    Essa questão de bloqueio é muito serio para nos que trabalhamos nesse meio e muitas vezes virá tudo de pernas para o ar, porque tem pessoas que desistem de continuar nesse meio justamente porque os bloqueios de ideias vão se tornando cada vez mais frequente. Sua iniciativa de citar essas alternativas de desbloqueios foi ótima e elas funcionam muito bem pra mim também...ah, musica também me inspira muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😂 És perfeccionista?
      É muito mau ter bloqueios de criatividade, eu já cheguei a desistir de dois blogs e um dos motivos foi por esse motivo.
      Sim, a música também é óptima para isso. Beijo bom.

      Eliminar
  12. óootimo post! bloqueios sao constantes e devemos aprender a lidar, certo? se criarmos briga com ele, vai ser pior! nao devemos ve-lo como um inimigo! as vezes, precisamos de um tempo <3 amei o post mesmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Isso mesmo. Se estamos com bloqueios de criatividade não devemos estar constantemente enfrente a uma folha com uma caneta ou enfrente ao computador para tentar escrever. Devemos destrair nos e divertir nos para pudermos pensar em outras coisas. Beijo bom.

      Eliminar
  13. Já passei pro bloqueio criativo muitas vezes, a a unica solução foi deixa passar, simples assim
    dei um tempo a mim mesma, lir um livros,assistir a filmes.. me curtir
    Mas sempre pesquiso ideias, mesmo quando não estou nos dias de bloqueio, inspiração sempre ♥ beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é não parar, se ficarmos atromentar nos por não conseguirmos produzir algo é muito pior. Beijo bom.

      Eliminar
  14. Todas as pessoas que produzem conteúdo passam por bloqueio, tenho certeza :b espero que você o siga atravessar esse problema.
    As suas dicas são maravilhosas <3 eu sempre produzo bastante depois de ler um livro, mas confesso que larguei fazer isso sozinha... sou mais produtiva sozinha :)
    Beijos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Eu ainda um pouco parada na leitura mas ajuda-me bastante, também. Beijo bom.

      Eliminar
  15. Livros e filmes me insiram imensuravelmente! Acaba que meu conteúdo se baseia no tipo do que vejo ou leio (romance, drama, ação).
    São dicas ótimas, viu!
    Beijos
    https://pyetramelo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Bloqueio criativo é super comum na nossa área né? Quem não passou, um dia vai passar... E olha, não é o fum do mundo, basta um olhar atento e sempre tem alguma coisa para excitar nossa imaginação!
    Adorei as dicas, nem sempre as pessoas se atentam a o quanto é importante fazer coisas novas, principalmente se exercitar! Me sinto renovada depois de um treino :)

    De cara com a Juh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Acho que sim, que o bloqueio de criatividade é muito comum na blogofera. Eu vou começar a fazer ginásio em Janeiro, vamos lá ver como é que correr. Beijo bom.

      Eliminar

Primavera e alergias

Se tu não sabes ficas a saber o quanto eu gosto de reclamar. Principalmente, quando começa a fazer algum calor e as alegrias vêm. Eu simple...